quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cultura da geração século XXI

 Em artigo recente publicado no site Fazendo Média, Gustavo Barreto defende o Vale – Cultura. Entretanto, é preciso lembrarmos as prioridades do homem, ninguém vive sem os bens de primeira necessidade, como a alimentação , vestimenta, saúde e educação que consomem basicamente todo salário.
             É importante ressaltar que vivemos na era da tecnologia e a luta constante desde cedo é para estarmos inseridos neste contexto, isto envolve grande parte do nosso tempo e investimentos. Quando jovens ou adultos não fazem uso do mundo virtual, acaba sendo excluído , discriminado, já que essa comunicação atualmente é fundamental e mais rápida, entretanto se os mesmos não tiverem acesso a cultura oferecida em cinemas e teatros, não ficará totalmente excluído, assim sendo a cultura  passa a ser algo irrelevante.
             Há quem diga que a cultura é fundamental na formação do cidadão, acreditamos que se assim fosse, nossos governantes deveriam oferecer acesso a estes bens gratuitamente, mas sem dúvida a preocupação dos mesmos não é a formação cultural, pois com a massa popular mais fragilizada e desinformada, dessa forma, fica fácil de ser manipulada.
              Entretanto, cabe a nós decidirmos o que é prioridade em nosso cotidiano, ser  letrado ou não, não significa que uma estratégia como o Vale-Cultura venha dominar a classe menos favorecida, pois a mídia é um grande veículo de comunicação presente em qualquer classe social, afastando dessa forma o mito de que o povo é ignorante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário